Iniciativa

Projeto de mineração em São José do Norte passará por análise minuciosa do Ibama

Em vídeo, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, afirmou que o projeto passará por avaliação técnica cuidadosa acerca do impacto ambiental, onde também será ouvida a população

Foto: Divulgação - Projeto aborda licenciamento para mineração no Município

Na manhã de quinta-feira (21), o presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, recebeu em audiência o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT) e o vereador de São José do Norte, Luiz Gautério (PT), para tratar sobre o projeto de licenciamento para mineração no município. A visita decorreu pelo fato de que, recentemente, algumas lideranças do município atribuíram ao governo federal o entendimento como sendo favorável à mineração no local. Este é um tema conflituoso na comunidade nortense, onde parte dela dispõe de uma opinião contrária à realização do projeto de garimpo, segundo pesquisas feitas ao longo dos últimos anos.

Após a reunião, um vídeo com a manifestação de Rodrigo Agostinho foi divulgado, em que o presidente do Ibama relata a necessidade de tranquilizar os moradores de São José do Norte sobre o projeto. “O Ibama está fazendo, obviamente, o licenciamento do projeto de mineração nesta região. Está em uma fase muito embrionária ainda. O Ibama não é favorável nem contra qualquer iniciativa. O Ibama faz o licenciamento, faz a análise de impacto ambiental desse tipo de empreendimento. Nós estaremos, nas próximas semanas, visitando a região com os nossos técnicos, ouvindo a população. Vamos ser bastante cuidadosos, como a gente é com todo e qualquer processo de licenciamento ambiental”, explicou o presidente.

Além disso, no vídeo, Agostinho enfatiza que não há nenhuma licença a ser emitida nas próximas semanas, tampouco nos próximos meses. “Nós vamos fazer uma profunda avaliação de impacto ambiental, ouvir todas as pessoas e envolvidos, para, aí sim, futuramente, tomar uma decisão. [...] O Ibama tem uma função no Estado brasileiro de fazer uma avaliação dos impactos decorrentes de qualquer obra ou empreendimento capaz de causar degradação ambiental”, concluiu.

O deputado federal e ex-prefeito da Cidade do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer (PT), expõe que as narrativas criadas sobre a aderência do governo ao projeto não são verdadeiras, e que essas exposições ocorrem pelo atravessamento de um ano eleitoral. “A vinda do vereador Luiz Gautério, juntamente conosco, a presidência e o corpo técnico do Ibama é no sentido de esclarecer até que ponto essas falas teriam alguma veracidade [...] O que se tem é uma licença prévia que foi concedida tempos atrás, não pelo atual governo, e que, independentemente de qualquer coisa, ainda terão audiências públicas na própria comunidade”, frisou o deputado. 

Lindenmeyer destaca que se trata de um projeto incipiente, que está começando e não tem qualquer previsão de licença de instalação. Ele conclui que é importante não politizar temas técnicos como este. “Ao contrário dessas narrativas que têm surgido, é um processo que terá um trâmite longo, sem qualquer previsão, seja pelo sim ou pelo não. O presidente do Ibama foi claro dizendo que não vai fazer uma análise política, e sim técnica. Então, a visita foi no sentido de elucidar os fatos”.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

15% dos domicílios de Pelotas estão desocupados Anterior

15% dos domicílios de Pelotas estão desocupados

Temporal causa estragos em diversos municípios da Zona Sul Próximo

Temporal causa estragos em diversos municípios da Zona Sul

Deixe seu comentário